Nossa Senhora Aparecida, a padroeira do Brasil

"Parece
a maravilha de aquarela que surgiu
o manto azul da padroeira do Brasil
Nossa Senhora Aparecida
que vai se arrastando
e o povo na rua cantando
é feito uma reza, um ritual"
(Portela Na Avenida - Mauro Duarte e Paulo César Pinheiro)
 
 
Amanhã, 12 de outubro, é o dia dedicada à Padroeira do Brasil, Nossa Senhora da Conceição Aparecida, popularmente chamada de Nossa Senhora Aparecida.
 
Nossa Senhora Aparecida é representada por uma pequena imagem de terracota da Virgem Maria atualmente alojada na Basílica de Nossa Senhora Aparecida, localizada na cidade de Aparecida, em São Paulo. Sua festa litúrgica é celebrada em 12 de outubro, um feriado nacional no Brasil desde que o Papa João Paulo II consagrou a Basílica em 1980. A Basílica é o quarto santuário mariano mais visitado do mundo, e é capaz de abrigar até 45.000 fiéis.
 
Por ser uma das santas mais veneradas na cultura brasileira, Nossa Senhora Aparecida já recebeu inúmeras homenagens no cenário artístico, sendo as mais famosas a música "Portela Na Avenida", uma encomenda feita pela cantora Clara Nunes ao marido, o poeta e compositor Paulo César Pinheiro, que uniu o profano carnaval à grande devoção da esposa pela padroeira do Brasil e, também, a novela "A Padroeira", exibida pela Rede Globo de Televisão.
 
Nossa Senhora Aparecida, rogai sempre por nós. Amém!
 
Abaixo, o clip da música "Portela Na Avenida":
 
 
 

0 comentários: